O ESTADO DA OPOSIÇÃO

por Pedro Sousa em 26 de Janeiro de 2009

em País

“A política portuguesa está a ser hilariante. Qualquer notícia sobre uma iniciativa ou declaração governamental é seguida de quatro contestações dos partidos da oposição e de mais uma ou duas dos sindicatos ou dos movimentos cívicos.
Suponhamos que o Governo anuncia a construção de um chafariz para abastecer de água uma população sequiosa, promover o turismo e aumentar o emprego. Vem o CDS e diz que os velhinhos não podem deslocar-se ao chafariz. Vem o PSD indignar-se pelo prejuízo da iniciativa privada. Vem o PC organizar uma manifestação e reclamar um chafariz em cada bairro. Vem o BE demonstrar que as construtoras pressionaram o Governo. Há-de haver também um sindicato a denunciar a precaridade do trabalho e uma ONG a condenar o desvio da água.
Como chegámos a isto? O CDS diz-se do centro, tem um eleitorado de direita mas é um projecto pessoal de sobrevivência política. O PSD afirma-se social-democrata mas é, na verdade, liberal, quando o liberalismo está em queda, depois de ter reunido os disfarçados apoiantes do regime que desaparecera. O PC é uma cassete gasta que vive dos herdeiros e deserdados do orçamento de Estado. O BE reúne os sonhadores utópicos com vocação adolescente.
Em Portugal, os partidos de oposição são um engano. Têm apenas a virtude de evitar fenómenos do tipo Le Pen. Mas a única oposição responsável ainda é a que está no interior do PS. Infelizmente para a alternância do poder e para as dinâmicas sociais que enformam a democracia, mas felizmente para enfrentar a crise que temos aí.”
[J. L. Pio Abreu]

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 F Santos 27 de Janeiro de 2009 às 3:46

Tudo certo, sim senhor.

E o que diz o sr J.L. Pio Abreu sobre o PS? É um poço de virtudes?

E quando estava na oposição? Era muito diferente a oposição que fazia na altura da que há hoje?

Já descobri o meu futuro: vou pegar no meu laptop, escrevo umas coisas giras sobre algo que gosto (tipo PSD ou Benfica), ponho na net e fico famoso. Não precisa de ter muito conteúdo! Basta dizer muito bem do que gosto, mal do que não gosto e hei-de ter imensos leitores. Depois, mais tarde, alguém me convida para editar um livro…

Responder

2 Pedro Sousa 29 de Janeiro de 2009 às 16:17

Bolas…

Andas mesmo em maré de azar… PSD e BENFICA??? Não arranjas nada com mais credibilidade e/ou resultados?

:D

Responder

3 F Santos 30 de Janeiro de 2009 às 3:37

Oh, querias o quê??

PS e Sporting? Não gosto de ser nem mentiroso nem queque, respectivamente… :)

Responder

Anterior:

Seguinte: