A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO I

por Pedro Sousa em 31 de Agosto de 2009

em País

Nestas eleições legislativas é importante conhecer a actividade e propostas dos partidos que se apresentam às eleições.

Assim, começo aqui a publicação de alguns dos marcos da governação do Partido Socialista desde 2005, que demonstram o espírito reformista e com resultados que foram desenvolvidos.

Infelizmente, o mundo foi abalado por uma crise que trocou a volta a todos os Governos (conhece-se algum país, por exemplo, onde o desemprego não esteja a aumentar?). Em Portugal (tal como aconteceu noutros países) tivemos um Governo à altura.

Nestes posts, colocarei medidas (umas mais importantes outra menos) que demonstram bem o caracter deste Primeiro-Ministro e do Partido Socialista, que tão bem o demarcam de outros partidos.

A lista é aleatória e não terá mais de 8 itens de cada vez:

- Todas as pessoas com mais de 65 anos cujos rendimentos sejam inferiores ao limiar da pobreza têm direito a uma prestação social que lhes garanta esse limiar – o Complemento Solidário para Idosos.

- Todas as famílias com direito ao primeiro e segundo escalão do abono de família têm automaticamente direito a acção social escolar para os seus filhos. No caso de a família estar atingida pelo desemprego, os alunos beneficiam de 100% dos apoios, qualquer que seja o seu escalão.

- Os estudantes passam a usufruir da redução, em metade, do preço do passe dos transportes públicos.

- O abono a que as famílias têm direito é processado logo a partir da 13.ª semana de gravidez. Até Maio de 2009, o número de grávidas que já beneficiaram de abono pré-natal ascendia a 158 mil, com uma prestação média mensal de 107 euros.

- Os estudantes do ensino superior podem contrair empréstimos para pagar os seus estudos. O empréstimo pode chegar aos 25 mil euros, não exige aval ou garantia patrimonial, e é reembolsável entre 6 e 10 anos após a conclusão do curso, com pelo menos um ano adicional de carência de capital. Requer aproveitamento escolar, e os estudantes com boas classificações beneficiam de redução adicional de juros

- Aumentou o financiamento em ciência e tecnologia, que ultrapassoupela primeira vez a meta de 1% do Produto Interno Bruto.

- Foi lançado o Magalhães. Até Maio de 2009, tinham sido distribuídos 350 mil computadores Magalhães.

- Concretizámos o programa de distribuição de computadores e promoção do acesso em banda larga para estudantes e professores.

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 F Santos 31 de Agosto de 2009 às 12:55

Boa, vais no bom caminho: medidas avulso, caídas do céu.

Reformas na administração pública, melhoria do funcionamento da justiça, saúde, etc, etc… onde estão?? E na educação o melhor que conseguiram até agora foi encerrar escolas… vá, e dou de barato a boa medida do Magalhães… pode ser que com um/a ministro/a diferente consigam… mas é teimoso o teu SG…

Responder

2 Pedro Sousa 31 de Agosto de 2009 às 16:47

Caro F Santos,

Vai voltando, que vamos detalhando medidas importantes, ou melhor, que eu acho importantes. Obviamente não as conheço todas…

Agora, não minimizes coisas tão importantes como o Complemento Solidário para Idosos, o abono ou as isenções, senão ainda te acusam de, como se diz da direita, não ser sensível às questões sociais.

Responder

3 F Santos 1 de Setembro de 2009 às 10:13

Caro Pedro
Tivemos a oportunidade de referir no fds que não é possível, não existe estarem todos errados de um lado e todos certos do outro. Concordo totalmente. Reconheço em algumas medidas tomadas por este governo importância social de realce, como o caso do Complemento para Idosos. Sem discussão.

O que me pergunto é se vais ser capaz de publicar aqui UMA única reforma de fundo levada a cabo pelo teu governo PS. Em 4 anos, com maioria parlamentar… essa é a questão. Até a tentativa de reforma da Segurança Social parece estar a dar sinais de, infelizmente, necessitar de revisão (para não repetir reforma).

Responder

Anterior:

Seguinte: