PERGUNTA PROVOCATÓRIA

por Pedro Sousa em 10 de Novembro de 2009

em Arouca

Depois da pompa e circunstância (merecida) com que foi lançada, faz sentido que as actividades da FAMA – Federação das Associações do Municipio de Arouca, de acordo com o seu site, tenham terminado em 2008?

{ 5 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Pedro Magalhães 10 de Novembro de 2009 às 18:31

Boa tarde
Claro que não tem lógica nenhuma o site não estar actualizado, primeiramente porque a sua genese foi tentar servir de local de informação das actividades das Associações. Tal não acontece por duas razões: Falta de chegada de informação à federação, agravada pela perda de acesso à admnistração do referido espaço.
Não acho nada provocatória a pergunta mas deveras pertinente.
Sempre disponivel para todos os esclarecimentos

Responder

2 Carlos Almeida 10 de Novembro de 2009 às 19:23

Caro Pedro
A sua pergunta faz todo o sentido obviamente!
A direção eleita para este mandato entendeu por unanimidade que enquanto se mantivesse o período eleitoral não tomaria medidas que ultrapassassem a “gestão corrente” da Federação. Deve-se isso ao facto de grande parte dos seus membros fazerem parte de um partido politico e constarem das listas concorrentes( às eleições legislativas e autárquicas) do mesmo. Por forma a não existir qualquer confusão, ou “associação” da Federação com o mesmo partido, e, nem qualquer dos membros eventualmente ser acusado de usar a Federação para fins politicos, durante este período a Federação parou um pouco, mas vai brevemente regressar.

Responder

3 Pedro Magalhães 10 de Novembro de 2009 às 19:27

Já estava a estranhar ninguém “extra associativismo” questionar, pois quem está dentro só por má fé ou desatenção não sabe o trabalho desenvolvido.
A Federação das Associações do Município de Arouca pós “encerramento” do seu site realizou :
-múltiplos apoios, quando solicitada, a actividades das Associações,
- aconselhou juridicamente algumas associadas relativamente a problemas que se debatiam.
- serviu de interlocutora na resolução de problemas entre Associações, Comunidade, Poder Local
- apostou na formação dos seus dirigentes associativos.
- organizou ainda no passado mês de Fevereiro o já tradicional desfile de Carnaval, que sem dúvida alguma é um dos eventos concelhios que mais gente atrai.
Em Março, realizaram-se eleições para os seus órgãos internos, nestas eleições ninguém se disponibilizou para assumir os destinos da Federação, resolvi à última da hora apresentar uma lista , pois deveria ser responsável e não deixar a Federação à deriva, mas com duas condições:
1 – até ao período pós eleitoral (eleições autárquicas) a federação limitava-se a dar o apoio solicitado pelas Associações (como parte significativa da Direcção estava envolvida no referido acto eleitoral), a própria Assembleia Geral aceitou e congratulou-se pelo gesto de eu e a restante direcção não querer correr o risco de vir a ser atacada por utilizar a
Federação para fins eleitorais. Uma opcção aceite pela unanimidade das associações presentes.
2- Que não abdicaria neste mandato da minha participação civica e politico-partidária, pois dei provas claras de sempre ter defendido primeiramente o associativismo e de ter mantido relações cordiais com o poder autárquico, sabendo distinguir muito bem os limites dos diversos tipos de participação.
Ninguém me poderá acusar de não separar associativismo da minha participação politica.
Pós eleições autárquicas a FAMA estabeleceu contactos e protocolos de colaboração com o Arouca.biz (referentes à divulgação das actividades de todas as Associações) , iniciou a preparação do Carnaval 2010 e iniciou o processo para a redacção do catálogo das Associações de Arouca.
Mas, não foi feito mais por diversas razões:
1- Questões Orçamentais – o subsídio da Câmara para 2009, foi de 500 Euros, sendo a autarquia a principal financiadora da Fama.
2 – Questões de Recursos Humanos – Todos os dirigentes executam voluntariamente o seu trabalho civico, tendo de conciliar com os seus empregos e/ou estudos e o tempo a disponibilizar à Federação
3 – Falta de Recursos Logísticos – Nem sede sequer possuímos.
Vamos continuar trabalhar com a firme certeza que não vai ser por nós que a politica vai entrar no associativismo. Jamais…
Conto contigo, acho que te posso tratar assim, para de uma forma positiva contribuires para o crescimento do movimento associativo.
Cumprimentos

Responder

4 Pedro Sousa 12 de Novembro de 2009 às 10:45

Caro Pedro,

Obrigado pelo esclarecimento… ainda bem que a provocação mereceu resposta :D
É óbvio que me podes tratar por tu… no entanto, não sou das pessoas indicadas para contribuir para o crescimento do associativismo, porque acho que o associativismo vive de quem vive junto das populações, o que infelizmente não é o meu caso (ainda).

Responder

5 Pedro Magalhães 12 de Novembro de 2009 às 16:59

Boa tarde:
Continuo a afirmar que para mim não se trata de provocação, mas sim o levantamento de uma questão pertinente. A não ser que a pergunta tenha segundas intenções por ti.
De qualquer forma posso re-afirmar que contamos com toda a comunidade, incluindo aqueles que não podem estar presentes fisicamente para terem sentido critico – positivo de forma a podermos fazer mais e melhor por Arouca, mas tendo sempre em atenção as diversas limitações que a FAMA possuí.

Responder

Anterior:

Seguinte: