VIA ESTRUTURANTE | Conferência de Imprensa

por Pedro Sousa em 19 de Dezembro de 2010

em Arouca

A Via Estruturante, de acesso fácil e rápido a Santa Maria da Feira, é, de facto, a maior e mais antiga aspiração da população de Arouca. Desde a conclusão do primeiro troço que têm sido frequentes as garantias de continuidade da obra, garantias essas que não se consubstanciaram no terreno até ao momento.
Em Outubro de 2005, o então Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu o avanço do segundo troço. Em Maio de 2006 e Setembro de 2007, o anterior (e actual) Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, reiterou essa garantia, inclusive com a apresentação de um cronograma de obras. Também em Setembro de 2007, o Primeiro-ministro garantiu, sem quaisquer reservas, em discurso público, que iria ser feita justiça a Arouca no que diz respeito às acessibilidades.
Também do lado da Oposição tem havido total concordância e total apoio a esta reivindicação. O líder nacional do CDS, Paulo Portas, também membro da Assembleia Municipal de Arouca, tem afirmado reiteradamente o seu apoio a esta obra, bem como Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, que o afirmou em Setembro deste ano, em visita ao nosso concelho.
No decurso do último ano, o presidente da Câmara Municipal de Arouca tem recebido sucessivas promessas de que essa ligação, tão urgente, se concretizará até Santa Maria da Feira, e em particular, dando sequência ao lanço já construído, até à auto-estrada em construção (A32). De resto, sem uma ligação deste tipo, esta auto-estrada constituir-se-á como a terceira ligação Lisboa/Porto, acabando por servir basicamente as populações e os municípios que já são servidos pela A1 e pela A29.
Pela análise destes factos, e pelas garantias que vêm sendo dadas pelos diversos membros do Governo, pelo efectivo acordo dos partidos da Oposição, e por razões de equidade regional e nacional, de coesão territorial, social e económica, verifica-se que, de facto, estão reunidas todas as condições para o avanço desta obra, de crucial importância para o desenvolvimento de Arouca.
Tendo em conta estes factos, e pretendendo dar nota de novos desenvolvimentos em relação a esta matéria, o presidente da Câmara Municipal de Arouca convida todos os órgãos de comunicação social a estarem presentes numa conferência de imprensa, a realizar no Salão Nobre da autarquia, na próxima segunda-feira, dia 20 de Dezembro, a partir das 11:30.

Anterior:

Seguinte: