NÓS, SUECOS

por Pedro Sousa em 2 de Agosto de 2010

em País

Excelente artigo de António Pina (um dos que mais gosto de ler diariamente) no JN de hoje

A ideia de acabar com os chumbos não é da ministra Isabel Alçada, é de algum eduquês desconhecido que anda pelo Ministério pelo menos desde o tempo de Roberto Carneiro.

E que há-de ser um grande vendedor de ideias pois a generalidade dos ministros aparece com a original ideia de acabar com os chumbos menos de um ano depois de ter tomado posse.

Só os argumentos vão variando. Desta vez é fazer como “na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca” onde, “em vez de chumbar, os alunos com mais dificuldade têm apoio extra”.

É certo que, na Noruega (12 alunos por professor no Básico e 8,2 no Secundário, contra 28 a 30 em Portugal), 40% das escolas básicas “são tão pequenas que crianças de diferentes idades têm aulas juntas” e que, na Suécia, cerca de 60% das escolas do 1.º Ciclo funcionam com menos de 50 alunos.

Por cá, a ministra que quer apoio personalizado para os”alunos com dificuldades” é a mesma que fecha as pequenas escolas de proximidade e manda as crianças de camioneta para mega-escolas anónimas e indiferenciadas nos grandes centros. Mas por algum sítio temos de começar para sermos suecos, não é?

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 inquieto 3 de Agosto de 2010 às 8:56

olá viva!

Por acaso tb leio as crónicas do Sr.
E ás vezes até gosto.
Esta não tinha lido.
Mas se bem a entendo, caro Pedro, o que tenho dito e ouvido outros dizer, é mesmo verdade!!
Esta ministra e outros recentes andam mesmo alucinados, não mostram competência, e sobretudo, perdem a autoridade de dizer alguma coisa a quem quer que seja!!

Não é preciso ser inteligente, basta sensatez e senso comum!

um abraço
inquieto

Responder

Anterior:

Seguinte: