SALAZAR!!!

por Pedro Sousa em 20 de Julho de 2007

em País

Tenho observado uma coisa curiosa: há uns anos atrás (poucos), em muitas tertúlias por esse país fora, ía-se ouvindo que o país estava uma vergonha, ninguém respeitava ninguém, era tudo a meter cunhas… e, esses comentários, terminavam sempre com a famosa frase “O que este país precisa era de um novo Salazar”.

Agora acusam o Governo de autoritarismo!! Mas afinal, o que é que queremos?

Eu não acho Socrates nada parecido com aquilo que já li e ouvi sobre Salazar, mas se tanto pediram autoridade, agora queremos o regresso do “estilo Guterres”?

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Sigalfredo 26 de Julho de 2007 às 6:49

Jamais comparar o pseudo engenheiro a Salazar.
Quanto muito: “falavam de Salazar mas hoje estamos muito pior”.
Sim, PIOR!
Que autoridade é que há? Há MEDO por parte dos funcionários públicos, regozijo por parte dos restantes.
Autoridade? Continuo a ver insegurança nas ruas, continuo a ver o governo a gozar com os seus (e restantes) funcionários, as corrupções continuam a existir, etc etc etc.
Se me dissessem, há medo, mas eu visse que o país estava a melhorar, aí sim, estaríamos perante um novo Salazar. Deste modo, estamos a ser governados, quiçá, pelo primeiro 1º ministro da república das bananatugas.
Não quero com isto dizer que Salazar era perfeito, porque não era. A censura é uma coisa muito má (e apenas falo da censura porque a PIDE era uma causa disso). Hoje há censura, secalhar bem mais dissecada que outrora, e bem mais escondida.
O que queremos? Queremos alguém autoritário, mas que faça alguma coisa pelo país. Não como o que estes palhaços andam a fazer.

Responder

2 Joana A. Marinho 27 de Julho de 2007 às 18:04

São palermices habituais de quem pensa que a História se repete. Tudo é muito diferente hoje: instituições, opinião pública, aspirações, etc.
Uma ditadura estaria perfeitamente fora do contexto europeu, porque a união acaba por exercer algum controlo sobre os excessos do Poder dos estados membros.
E depois hoje achamos Salazar perfeitamente ridículo. Ainda ontem vi na sic uma pequena reportagem onde diziam que há 35 anos as enfermeiras não podiam casar (!), as professoras primárias tinham de ver o seu futuro marido aprovado (!), e para ter isqueiro era preciso uma licença(!). Entre outras coisas.
A licença para os isqueiros destinava-se a proteger a indústria de fósforos. Qualquer dia precisamos é de licença para usar fósforos por causa da delapidação das florestas!
Joana

Responder

Seguinte: