PROPAGANDA… é só propaganda

por Pedro Sousa em 20 de Janeiro de 2010

em País

Portugal entrou no “ranking” das principais economias mundiais do mercado da fibra óptica até casa do utilizador ao ultrapassar em 2009 as 40 mil casas conectadas e 1,1 milhões de casas passadas, disse o presidente da FTTH Council Europe.

e ainda

Parece impossível mas as empresas portuguesas estão exactamente na média europeia dos três indicadores mais importantes do relatório de hoje da Eurostat (dados de 2008) sobre as empresas e o uso da Internet. 93% tem acesso à internet, 82% têm acesso de banda larga, e 12% do turnover vem do comércio electrónico.

As empresas portuguesas ficam assim à frente das irlandesas, gregas, inglesas, etc. no acesso à internet. No comércio electrónico ultrapassam as gregas, espanholas, àustriacas, etc.

De salientar que apenas 4 anos antes (os dados mais antigos que existem para a média europeia) as empresas portuguesas estavam 11 pontos percentuais abaixo da média.

{ 9 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Pedro Magalhães 20 de Janeiro de 2010 às 19:02

Nem tudo são más noticias…Para o PS e para os seus apoiantes.
Olha para o que verdadeiramente interessa:
“Pobreza afecta um quarto das nossas crianças e jovens”
Eurostat aponta “35% dos portugueses sem dinheiro que chegue para manter a casa aquecida”
“Mais 108 mil desempregados surgidos ao longo de 2009″
“Total Nacional 524674 – Variação homóloga 26,1%”
Todoas esta noticias num só dia…
Ai Pedro, já estou tentado a concordar plenamente com o Franklim, parece que estas a confundir cegueira com convicção.

Responder

2 Pedro Sousa 21 de Janeiro de 2010 às 10:28

Caro Pedro,

Por defeito profissional sempre me habituei a destacar as coisas boas daquilo em que acredito. Reconhecendo as fragilidades e os aspectos de melhoria, mas sempre destacando e trabalhando os aspectos positivos e distintivos.
Acho piada que sempre que Portugal tem um qualquer indicador positivo nos apressemos a lembrar os negativos. Todos nós conhecemos as fragilidades do país, sejam estruturais ou conjunturais. Agora, está também na hora de conhecermos o que temos de bom e o que tem evoluido.
Quando publico isto não é como quem diz que Portugal não tem problema nenhum, é apenas a demonstração de indicadores onde evoluimos positivamente, e neste caso, em áreas que julgo importantissimas para a competitividade e para o futuro do país.
Mesmo em países (onde andam eles agora?) que tinham excelentes performances, de certeza que existiriam coisas negativas a apontar. Deixo isso para a oposição.
Haver todas essas notícias num só dia, apenas me dá ainda mais vontade de conseguir notícias positivas.
Já agora, não sei muito bem o que se lê dos que não tem dinheiro para manter a casa aquecida. Eu na minha casa muito, mas muito, raramente uso aquecimento. Não me parece que isso seja grande indicador. Os restantes, obviamente, são extremamente preocupantes.

Responder

3 Pedro Magalhães 21 de Janeiro de 2010 às 20:44

Provavelmente a tua casa deverá ter condições que a maioria das casas dos Portugueses não tem. Sente-te feliz por isso. Provavelmente deverá fazer mais falta o aquecimento a uma internet mais rapida. De qualquer forma parabéns nem em tudo esta em último.
Ab

Responder

4 Observador 22 de Janeiro de 2010 às 13:15

O teu “defeito profissional” anda trocado. Em relação a todos os partidos que não o PS já só destacas os aspectos negativos. Enfim. “Pior que o cego é aquele que não quer ver”.

Responder

5 Pedro Sousa 22 de Janeiro de 2010 às 23:29

Caro Observador,

O meu defeito profissional está apuradissimo. O meu produto, aquele de que me orgulho, defendo-o com unhas e dentes, realçando as suas vantagens e menorizando as desvantagens ou pontos negativos.. O produto da concorrência merece, ou o meu “desprezo” ou a minha critica.

Responder

6 F Santos 22 de Janeiro de 2010 às 20:30

Pedro

de que nos vale a fibra óptica se :
“Pobreza afecta um quarto das nossas crianças e jovens”
Eurostat aponta “35% dos portugueses sem dinheiro que chegue para manter a casa aquecida”
“Mais 108 mil desempregados surgidos ao longo de 2009″
“Total Nacional 524674 – Variação homóloga 26,1%”
????
Depois: “evoluimos positivamente em áreas que julgo importantissimas para a competitividade e para o futuro do país.”
E a fome que muita gente passa? E o desemprego? E os salários de quinhentinhos euros?
Desculpa a expressão, mas ganha juizo.
Pedro, deixa-te disto que não tarda ninguém te ouve! É demais.

Responder

7 Pedro Sousa 22 de Janeiro de 2010 às 23:48

Caro F Santos,

A tua visão é destacar apenas o que de mau se passa. A minha de destacar o que de bom se passa… que tem isso a ver com juizo?

A tua visão é daqueles que, por exemplo, sobre Arouca prefere destacar os locais ainda sem saneamento, a alguma probreza, os buracos da estrada. Eu estou do lado dos que pretende destacar as excelentes paisagens, a fantástica gastronomia e o nosso enorme potencial florestal, por exemplo.

A minha visão prefere, nas pessoas de que gosto, de me concentrar nas suas virtudes, mais do que nos seus defeitos e/ou atitudes infelizes.

Milhares de exemplos eram possíveis… é apenas uma questão de foco, não uma questão de juízo… nem acredito na superioridade moral de qualquer uma delas.

Dizem mal de tudo com uma insinceridade genial. Os Portugueses são a gente mais insincera que há. Por isso são raramente grandes artistas.
Agustina Bessa-Luis

Responder

8 F Santos 23 de Janeiro de 2010 às 13:06

Caro Pedro
A tua resposta ao Observador diz tudo sobre a tua postura política: o que não sai da tua boca ou desprezas ou criticas.
As virtudes estão todas do teu lado e os defeitos do lado do “adversário”. Errado no meu ponto vista, vale o que vale.

Agora, como comerciais que somos, espero que o teu “patrão” não leia este coment: “O meu produto, aquele de que me orgulho, defendo-o com unhas e dentes, realçando as suas vantagens e menorizando as desvantagens ou pontos negativos.. O produto da concorrência merece, ou o meu “desprezo” ou a minha critica.”
É que amim sempre me ensinaram que vantagens e desvantagens todos os produtos têm; os nossos têm mais vantagens que desvantagens; e devemos SEMPRE estar atentos à concorrência e respeitá-la.
Se calhar é por isto que andas sempre em recrutamento.

E por fim, nunca me ouviste ou ouvirás falar mal de Arouca. Ouvirás de certeza criticas minhas quando exaltas os “peanuts” levados a cabo pela câmara enquanto os problemas graves se mantêm, como as políticas de incentivo à fixação de jovens no concelho.
Aliás, tudo quanto é governado por socialistas é assim, como se vê pelo governo de Portugal. Andam entretidos em fazer de Portugal o 8º país do mundo a permitir casamentos homosexuais (não tenho nada contra, acrescento) enquanto há fome e pobreza por esse país fora.

Vá, continua lá a exaltar as coisas boas que por cá vamos chamando a atenção para as más.

Responder

9 Pedro Sousa 23 de Janeiro de 2010 às 15:14

Caro F Santos,

Se a palavra desprezo está entre aspas por alguma razão será, mas ok, lê à letra.

Agradeço os inputs na questão comercial… Estamos aqui sempre para aprender

Responder

Anterior:

Seguinte: