GESTÃO DE REC. HUMANOS… A CMA É UM BOM EXEMPLO

por Pedro Sousa em 25 de Agosto de 2011

em Arouca

No último relatório da Associação de Municípios sobre o número de trabalhadores por 1000 habitantes nas Câmaras Municipais, a Câmara de Arouca volta a mostrar uma gestão rigorosa e um planeamento atempado do número de funcionários.

O estudo agora divulgado, refere que em média, em Portugal, os municípios têm 19,6 funcionários por cada 1000 habitantes.

O Concelho de Arouca tem 9,1.

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 inquieto 25 de Agosto de 2011 às 9:36

olá

vivam!

por muito respeito que deva a esse planeamento, e sei que em termos globais o municipio de Arouca, não está desequilibrado, devo notar que esses indices por hab. nem sempre nos levam a analisar a coisa da melhor maneira.

é do conhecimento geral que determinados serviços andam e outros nem desandam.
Depois interessa ver o tipo de intervenção que se faz. há municipios que optaram por determinados projectos e a densidade de recursos humanos é maior.

mas para bem de todos, o fundamental é comparar os recursos utilizados para serviços análogos no sector privado. aí não há rácio que lhes valha!

um abraço
inquieto

Responder

2 Pedro Sousa 26 de Agosto de 2011 às 3:28

Caro Inquieto,

Temos sempre de ter definidas métricas para avaliação, como é óbvio. Mas há sempre riscos de estas, per si, não representarem muito. Devem é ser cruzadas. No caso de Arouca, por exemplo, ressalta ainda o facto de que o peso da despesa com pessoal no total dos orçamento da Câmara Municipal ser bem abaixo da média nacional também

Nesses e noutros aspetos a Câmara de Arouca é um exemplo

Responder

3 Vítor Soares 31 de Agosto de 2011 às 17:00

Não diria que a Câmara de Arouca é um exemplo, mas sim que está melhor do que outras.

Responder

Anterior:

Seguinte: