Educação: Número de professores desempregados cai quase 60% em três anos
Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Dezembro de 2005 estavam inscritos 9.148 docentes do 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário e superior, mas passados três anos o número caiu para 2.671, menos 70,8 por cento.
**********************************************
*sim, é daqueles títulos para deixar pessoal irado!!
o IEFP, essa MÁQUINA DE PROPAGANDA!
{ 7 comentários… lê abaixo ouadiciona }
Cada um vê aquilo que consegue ver
depende do grau da cegueira.
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=10575&Itemid=1
Bem.
A forma de contabilizar desempregados é a mesma desde há muito, excepto pequenas variações. Portanto, HÁ MENOS PROFS DESEMPREGADOS.
As ladaínhas de que os formados para dar aulas andam a trabalhar noutras coisas é irrelevante, porque isso acontece em todas as profissões. Nenhum curso garante empregabilidade a 100%. Isso é que era bom, mas não existe.
Mas também da FENPROF, nem no dia que todos os professores estiverem a dar aulas, a ganhar 6000/mês, com todas as escolas novas, se ouvirá o que quer que seja de positivo. Pelo menos enquanto esta for o trampolim mediático dessa personagem de nome Mário Nogueira
Pedro, mais um engano. E desta vez de palmatória.
A minha mulher, como sabes, é professora. No ano passado não foi colocada o ano todo. Como não tinha tempo suficiente, não teve direito ao fundo de desemprego, logo não estava inscrita, logo não contou para a estatística. Mas esteve desempregada.
Ou seja, estão a contar os profs que estão inscritos no Centro de Emprego, não os que estão realmente desempregados.
Certo, mas o ano passado a contabilização já era assim, portanto as contas o ano passado foram iguais às deste ano.
Ou não, e eu estou mal informado?
A notícia diz número de professores inscritos nos CE.
Sim, no ano passado já era assim.
Mas dou-te novo exemplo: um professor trabalha 1 ano, no ano seguinte não é colocado increve-se no CE. Um desempregado para a estatística. No ano seguinte volta a não ser colocado, já não se increve, pois não tem direito ao fundo desemprego. Menos um desempregado na estatística, embora esteja desempregado.
Já agora acrescento que para estes números poderá tembém ter contribuído os 5000 professores que até Março de 2008 pediram a reforma. Poderá ter feito com que muitos profs que estavam desempregados fossem colocados.
Eventualmente… mas a forma de calcular o número de desempregados, seja em que profissão for, é através das inscrições no IEFP. Portanto, o facto é que redurizam os professores inscritos.
A parte mais analítica é para depois e merece análise… agora não podemos passar a vioda a desvlaorizar tudo o que tem algo de positivo. Muito ou pouco, não sei… mas é positivo.
Desculpa insistir, mas é positivo o quê?
É positivo se aferirmos que TODOS os professores desempregados deste país estão recenseados nos CE!
Pois, e a parte analítica devia ser antes, precisamente para evitar dúvidas. Primeiro, aferir qual o nº, não digo exacto mas minimamente fiável de professores desempregados, e depois sim tirarem-se as ilações devidas.
Mas quer-me parecer que há uma grande disparidade entre o nº de inscritos nos CE e o nº real de desempregados, nesta ou noutra área.