ISENÇÃO DE PORTAGENS NAS SCUT: POSIÇÃO PÚBLICA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AROUCA

por Pedro Sousa em 1 de Julho de 2010

em Arouca

O Governo apresentou ontem, 30 de Junho, uma proposta que visava a isenção de 46 municípios situados na área de acção das auto-estradas que estão em processo de avaliação para introdução de portagens.
Referiu o Senhor Secretário de Estado das Obras Públicas que o critério será o Índice de Poder de Compra Concelhio (IPCC). Ou seja, os municípios que tenham um IPCC inferior a 100 beneficiarão desta isenção, segundo a proposta.
Analisada a lista de municípios isentos, verificamos que apenas um município do Entre Douro e Vouga beneficiará da isenção: Santa Maria da Feira.

O Município de Arouca sente, assim, mais uma vez, o peso da interioridade e da ausência de um acesso rodoviário condigno, seja ele portajado ou isento, vendo-se, com esta medida injusta, ainda mais limitado e onerado nas deslocações efectuadas pelos seus munícipes.

A título de exemplo, um arouquense que deseje deslocar-se ao Porto por um acesso minimamente condigno, terá de fazer um percurso sinuoso até Santa Maria da Feira, pagando os custos de portagem daí em diante, ao passo que aqueles que têm a auto-estrada «à porta» estão isentos de pagamento.

Neste sentido, o Município de Arouca reclama do Governo um outro critério de isenção, que possa ser mais justo para os arouquenses, que já sentem suficientemente o peso da interioridade e vêem, neste momento, oneradas as suas já difíceis deslocações, cremos nós de uma forma injusta e com base num critério desajustado.

{ 3 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 INQUIETO 3 de Julho de 2010 às 12:12

Bolas, Pedro!

Até me assustas!!

Com estas notícias!

Só pelo título pensei que o nosso presidente queria portagens no Chão de Ave!
Mas depois logo concluí, que afinal estava a precipitar-me.

No entanto, com a fome de dinheirinho que por aí anda, não sei se não seria boa ideia, ora vê:

- temos 6 km de variante, nova que usámos e abusámos e não pagámos um chavo por ela! não me parece justo!

-temos vias alternativas! claro que temos, ora a 224 está um brinco! já viste! Novinha, com um piso do outro mundo, com curvinhas um pouco mais apertadas, diria mesmo que está muito elegante!

Eu, já agora avançava um pouco mais, sim pq portugal precisa de homens ambiciosos, muito…

Fazia assim: junto a cada placa a anunciar o GEOPARK, por todas as entradas de arouca, ou seja terra , mar e ar(bem esta ainda não verifiquei se tem placas, mas as outras já!), plantava um pórtico com chips ou chisps, ou lá o que é, e zumba, toma lá mais uma coimazita!!

Olha que parece-me uma boa ideia, só estou com medo que o PS se apodere dela e depois me roube os direitos de autor…

um abraço,
sempre…
inquieto

PS: escrevi a primeira vez arouca e portugal com letra minúscula. Estou realmente triste. O acordo ortográfico dever ter sido feito por psiquiatras ou psicanalistas!!!

Responder

2 A. M. Santos da Casta 12 de Julho de 2010 às 16:24

Quem precisa de isenção é voçê e o seu patrão neves!!!
São dois mentirosos e enganadores das gentes de Arouca.
Um dia contarei as histórias… sim aquelas que tu sabes…Vai ficar tudo a nu.

Responder

3 Pedro Sousa 12 de Julho de 2010 às 20:06

Caro A. M. Santos,

O máximo que posso escrever sobre este comentário é AH AH AH!!!! E acrescentar que “você” não leva cedilha…. o resto não faço ideia o que seja. Mas sinta-se à vontade, todos gostaríamos de saber as histórias… sim, aquelas que eu sei… uuuuuu… por favor!!!

Responder

Anterior:

Seguinte: