É ISTO

por Pedro Sousa em 9 de Novembro de 2012

em País

‘No actual modelo de Estado social que temos, não existe qualquer ligação entre o que se paga e o que se recebe. Paga quem pode para ser usado por quem precisa. Não é necessariamente lógico, mas é justo.

A escola pública é financiada pelos impostos dos portugueses e não apenas pelos pais dos alunos. Aliás, muitas das famílias com alunos na escola não chegam a pagar impostos porque não têm rendimentos para isso. Deste modo, quem não tem filhos está a ajudar a educar os filhos dos outros. Mas tem uma vantagem indirecta muito importante: é melhor viver entre pessoas educadas do que o contrário.

O mesmo raciocínio se aplica aos cuidados médicos prestados pelos hospitais públicos. Há quem, por força do seu salário elevado, pague muito para financiar o Serviço Nacional de Saúde e que, por força da sua saúde, não tenha necessidade de o utilizar. Ganha quem não tem saúde, mas que seguramente trocava este ganho pela saúde que não tem.

Nas prestações sociais, é igual. Quem tem emprego, paga o subsídio de quem não o tem. Quem tem saúde, paga o subsídio de doença a quem não a tem. E quem tem idade para trabalhar, paga a pensão de quem já não pode – ou pelo menos não deve – trabalhar.

A isto chama-se solidariedade social. Solidariedade entre pobres e ricos; entre velhos e jovens; entre doentes e saudáveis. Individualmente, só uma parte é que ganha com isso. Globalmente, ganhamos todos enquanto cidadãos e portugueses porque temos uma sociedade mais igualitária, equilibrada e segura.

Esta solidariedade social, que com os tempos deixámos de valorizar e reduzimos a um simples chavão, é uma das realizações mais bonitas que os portugueses conseguiram fazer em 36 anos de democracia. E que corre o risco de ser desfeito em apenas quatro anos de Passos Coelho.’

Manuel Esteves

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 inquieto 16 de Novembro de 2012 às 16:10

ora vivam!

parece uma parábola!!

homessa!!!

escrito assim, dá quase para ir ás lágrimas…

… de crocodilo

gosto especialmente qd o ilustre diz “realizações mais bonitas que os portugueses conseguiram fazer em 36 anos de democracia” !!!

… pergunta aos portugueses se eles querem continuar a fazer e a realizar os descontos para a ssocial!

até te passas com a resposta!!

ainda se riram qd alguém dizia para interromper a democracia!!

meus caros,

riram-se deles próprios!

um abraço
inquieto

Responder

2 F Santos 20 de Novembro de 2012 às 14:13

Chega-se ao fim vem a conta para pagar e ninguém está disposto a abrir os cordões à bolsa (que é como quem diz, pagar mais impostos para pagar isto tudo). Como é óbvio…

Responder

Anterior:

Seguinte: