AINDA VAMOS TER SAUDADES DESTES DADOS

por Pedro Sousa em 25 de Março de 2012

em País

Serviços públicos portugueses são dos que mais compensam os pobres (dados de 2007)
(do Blog Fado Positivo)

É sabido que a taxa de pobreza em Portugal é bastante alta se contarmos apenas os rendimentos, mas o Estado desempenha posteriormente um papel muito importante na redistribuição. O primeiro valor é de pouco interesse, porque para a vida das pessoas o que conta é o que têm depois de pagos os impostos e recebidos os subsídios e abonos. Portugal acaba por sair melhor na fotografia quando olhamos para esses números finais.

A OCDE foi agora mais longe, e contabilizou os serviços que são oferecidos gratuitamente pelo Estado. Porque uma coisa é ser pobre e ainda ter que pagar saúde e educação, e outra coisa é ser pobre mas contar com o Estado para isso.

O gráfico abaixo mostra exactamente o que acontece quanto contabilizamos este serviços que usufruímos. A taxa de pobreza em Portugal cai fortemente, para 5,8%, colocando-nos na média dos países ricos. E enquanto na média da OCDE, estes serviços reduzem apenas a taxa de pobreza em 4,7 pontos percentuais, em Portugal este valor é de 6,9pp, um dos mais altos entre os países ricos.

OCDE

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 INQUIETO 26 de Março de 2012 às 12:22

olá!
vivámos!!
todos!

“A taxa de pobreza em Portugal cai fortemente, para 5,8%, colocando-nos na média dos países ricos. E enquanto na média da OCDE, estes serviços reduzem apenas a taxa de pobreza em 4,7 pontos percentuais, em Portugal este valor é de 6,9pp, um dos mais altos entre os países ricos.”

gostei da parte dos “ricos”!

fiquei a saber que em 2007 éramos ricos! no tempo em que o Sócrates, acabadinho de chegar, estávamos no Paráíso.!!

não tivessemos o artista tanto tempo, desde então, ainda hoje seríamos ricos!!

Assim, já fomos…

um abraço
inquieto

Responder

2 Pedro Sousa 1 de Abril de 2012 às 0:44

Caro, são os dados da OCDE e creio que os anos seguintes revelarão ainda de forma mais clara o rumo certo que Sócrates seguia na reducao das assimetrias sociais. Algo que este Governo deixou de considerar importante.

Responder

Anterior:

Seguinte: