- Haja decência.
Na primeira página, o Público titula a gordo: “Inquérito do Freeport não reuniu provas para acusar José Sócrates”. Imediatamente a seguir titula magro:”Ministério Público pronto para arquivar indícios contra o primeiro-ministro”.
Em página interior, sob título: “Primeiro-ministro foi suspeito durante quase seis anos”, a prosa de António Arnaldo Mesquita e Paula Torres de Carvalho faz saber no último período do terceiro parágrafo: “As investigações prolongam-se há cinco anos, mas, até agora, não foram detectados indícios que permitam constituir Sócrates sequer como arguido”.
Ou seja, o Ministério Público nem indícios recolheu contra Sócrates – mas o Público preferiu falar de provas na primeira página.
Isto é Jornalismo? Isto é Informação? Isto é sério? Isto respeita os Jornalistas que o são? Isto respeita os leitores?
Isto é incompetência ou má fé?’
(carta de leitor do Corporações)
{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }
Remeto aqui, porque acho pertinente para o que disse o insuspeito Daniel Oliveira no seu “Arrastão”:
http://arrastao.org/sem-categoria/isto-nao-e-jornalismo/
É, de facto vergonhoso, tudo isto.
Se eu e tu, na nossa profissão, nos pautássemos por estes valores, imaginas qual seria o nosso destino!!
No entanto, há sempre um mas…
que nos leva, sempre para a mesma arena;
aquela, em que há poucos meses se falava, do caso Dias Loureiro, e entre os falantes estava o digníssimo Alberto Martins, retratando o PSD, como sendo só aquilo. Eu digo, é aquilo e muito mais, para nosso mal. Mas o PS e aqueles partidos do poder, são sempre aquilo e muito mais.
Não vale a pena pensar o contrário. Se alguém o pensa, … então mais vale ver o Disney Channel.
Por vezes, ainda bem que há jornalistas assim!!
um abraço
inquieto