AFINAL NÃO É SÓ AUTORITARISMO

por Pedro Sousa em 27 de Julho de 2007

em País

Na cruzada da imprensa a tentar ajudar a oposição a propagar a ideia do autoritarismo, esqueceram-se de enfatizar – da mesma forma -  a importante alteração ao regime da Assembleia da República e que vai trazer mais importancia aos partidos que não estão no poder.

Da autoria do deputado do PS, António José Seguro, no novo regime destaca-se:

a) um deputado da Assembleia da República passa a ter o direito de ver os seus projectos de lei debatidos e votados, o que não acontece agora;

b) os requerimentos dos deputados dirigidos ao Governo passam a ser respondidos obrigatoriamente ao fim de 30 dias

c) A partir de Setembro, os ministros passam a ir quatro vezes por sessão ao Parlamento, não sendo necessário, para tal, a concordância da maioria

d) passarão, a partir de Setembro, a ser colocados “on-line”, na Internet, os interesses financeiros de cada um dos deputados

e) Todos os grupos parlamentares da oposição passam a dispor de 13 agendamentos potestativos por sessão legislativa para chamar os ministros ao Parlamento.

f) A duplicação dos debates com o primeiro-ministro

Como bem destacou José Sócrates “nunca antes tinha acontecido na democracia portuguesa que um partido com maioria absoluta aprovasse uma reforma do Parlamento que dará mais condições à oposição”

Uma verdadeira deriva autoritária ocorre na Madeira, onde à oposição é quase vedada a possibilidade de falar, onde um dirigente político olha para um território como a sua quinta, com um “olhar para o lado” cobarde do partido a que pertence.

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Joana A. Marinho 28 de Julho de 2007 às 21:25

Não tem nada a ver com o assunto dos deputados, que continuam com belas reformas, esses sim, qualquer que seja o número de filhos, mas gostaria de chamar a atenção para a notícia da sic online que abaixo transcrevo, É tão idiota, tão deturpada, que quem está dentro do sector fica parvo de como podem os jornalistas escrever estas coisas! Segue a notícia, que mais parece escrita há 35 anos:
“Os viticultores do Douro estão preocupados com a reforma do sector proposta pela União Europeia. Dizem que o arranque das vinhas e o fim dos apoios à destilação podem pôr em causa o futuro do Douro vinhateiro.

SIC

Imagine-se o que seria daquela paisagem Património da Humanidade se de repente os vinhedos começassem a ser arrancados! O cenário é hipotético, mas pode tornar-se real.

Desde que a União Europeia anunciou o arranque da vinha como uma das propostas para a reforma do sector dos vinhos, os viticultores durienses questionam o futuro.

Bento Gonçalves é um pequeno viticultor a quem a vinha dá mais trabalho do que lucro. Embora fosse mais fácil aproveitar os apoios previstos para o arranque das videiras e gozar a reforma, o amor ao Douro fala mais alto.

Bento Gonçalves e outros viticultores são unânimes: é preciso fazer algo pelo sector dos vinhos, pelo Douro.
Mas – sustentam – não é com o arranque das vinhas e o fim dos apoios à destilação que a União Europeia resolve a crise.

A Directiva Comunitária para o sector dos vinhos, recentemente apresentada pela União Europeia, deverá ser aprovada até ao final do ano.

Enquanto nada se decide, os viticultores querem saber o que o futuro lhes reserva. Querem que alguém lhes diga o que devem fazer, para manterem viva a região Património da Humanidade.”

Note-se que o arranque da vinha faz todo o sentido em regiões/ zonas onde as condições edafoclimáticas não são favoráveis. Enfim, em palavras menos técnicas, para quê bater mais no ceguinho?

Responder

2 Pr0m373u5 - Vitor Soares 7 de Agosto de 2007 às 11:37

“Como bem destacou José Sócrates “nunca antes tinha acontecido na democracia portuguesa que um partido com maioria absoluta aprovasse uma reforma do Parlamento que dará mais condições à oposição”

Mas onde anda a oposição em Portugal!!!!
O Marques Mendes não chega ao microfone do Parlamento, por isso nem se ouve.
O Paulo Portas deve andar por aí, em qualquer feira a dar beijinhos às senhoras e abraços aos senhores.
Quanto aos restantes devem andar preocupados com a festa do Avante, e por aí ….

Responder

Anterior:

Seguinte: