Geoparques de Arouca e Naturtejo promovem concurso sobre ambiente

por Pedro Sousa em 13 de Janeiro de 2010

em Arouca

Numa iniciativa da UNESCO, a propósito do ano internacional da Biodiversidade e no âmbito do projecto «Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014)», os geoparques e de Arouca e Naturtejo estão a levar a cabo um concurso subordinado ao tema «Alterações Climáticas e Biodiversidade».

Em declarações ao «Ciência Hoje», Daniela Rocha, geóloga do Geoparque de Arouca, explicou que o concurso pretende que alunos e professores desenvolvam investigações nestas áreas. Além do mais,“será uma oportunidade para promover o intercâmbio entre os dois geoparques”.

“A UNESCO convidou os geoparques da Arouca e o Naturtejo para a realização deste concurso”, explicou Daniela Rocha. O concurso promovido pelo Geopark Naturtejo abarca os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Nisa, Proença-a-Nova e Oleiros.

O geoparque de Arouca promove o concurso em toda a área metropolitana do Porto. É destinado a todos os alunos e professores dos estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário destas regiões.

As inscrições estão abertas até dia 12 de Fevereiro e os trabalhos finais deverão ser entregues até inícios de Maio. “Os vencedores serão conhecidos durante a Semana Europeia de Geoparques (de 23 de Maio a 6 de Junho)”, adianta a geóloga.

A propósito desta semana haverá também um seminário composto por uma conferência de Artur Sá, paleontólogo e coordenador científico do Geoparque de Arouca, que irá abordar as alterações climáticas ao longo da história da Terra.

No seminário, a realizar dia 25 de Maio, haverá também lugar para a apresentação dos trabalhos vencedores.

O júri do concurso será composto por um elemento da Comissão Nacional da UNESCO, um da Câmara Municipal de Arouca, um da Associação Geoparque Arouca e outro convidado ligado a esta área de conhecimento.

Anterior:

Seguinte: