Rio de Frades – Minas do Volfrâmio

por Pedro Sousa em 22 de Outubro de 2009

em Arouca

«Aquando da Primeira Guerra Mundial, iniciou-se em Arouca a corrida ao Volfrâmio, minério utilizado no fabrico de armas e munições, com vista ao seu endurecimento e maior resistência.»

«O antigo Couto Mineiro de Rio de Frades localiza-se na freguesia de Cabreiros, junto à povoação de Rio de Frades, concelho de Arouca e distrito de Aveiro; as primeiras minas de volfrâmio foram aqui demarcadas em 6-5-1914. A exploração destas minas, no período das Guerras Mundiais, foi efectuada pela Companhia Mineira do Norte de Portugal, pertença de alemães. A mina de Poça da Cadela, a mais importante de Regoufe e próximo da aldeia homónima foi concedida em 9-9-1915, tendo sido extinta pelo decreto lei nº88/90. Estas minas foram exploradas, no seu período áureo, pela Companhia Portuguesa de Minas, que na realidade pertencia a ingleses. Os dois centros mineiros distam, apenas, cerca de 5 km.
Como é referido em Silva e Ribeiro (2004), as minas de Rio de Frades e Regoufe constituem, no concelho de Arouca, o primeiro grande movimento de industrialização e de proletarização, e ainda, o maior investimento estrangeiro, até à actualidade.

continua aqui

{ 2 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 danielle 6 de Maio de 2010 às 20:32

bonjour,
je cherche des photos de rio de frades anciennes. Ma famille a travaillé dans ces mines dans les annees 1950-1960.
Je vous remercie d’avance

Danielle DARCOS

Responder

2 Rio de Frades 22 de Outubro de 2012 às 18:33

Consulta o site: https://sites.google.com/site/riodefradesaldeia/
Tem algumas fotos dessa aldeia

Responder

Anterior:

Seguinte: