A PRÓXIMA ELEIÇÃO

por Pedro Sousa em 18 de Outubro de 2009

em Arouca

A próxima eleição, a decorrer ainda este mês, será para eleger o Presidente da Assembleia Municipal.

Apesar deste orgão ir a votos, não são directamente os votos dos eleitores que definem quem é o Presidente da Assembleia  Municipal.

O Partido Socialista foi o partido mais votado nas últimas autárquicas, com o Prof. Jorge Oliveira a levar a melhor sobre Paulo Portas. Agora, terão de ser apresentadas listas para votação dos 41 elementos da AM.

O desiquilibrio na votação poderá vir da posição do PSD, que ainda não publicitou se vai ou não apresentar lista. Tendo em conta a votação, diria que não (ficariam apenas com 1 deputado municipal “em exercício” e perderiam o seu melhor elemento para Presidente da AM), mas nunca se sabe. Pode também fazer uma coligação com o PP que coloque Paulo Portas na Presidência da Assembleia com secretários definidos pelo PSD.

Curiosamente, acho que o PSD tem muito mais em jogo nesta eleição, do que os restantes partidos. É que se o PSD alimenta a ida de Paulo Portas para Presidente da Assembleia, irá permitir que durante 4 anos o PP Arouca capitalize ao máximo esse facto, ganhando votos num terreno tipicamente PSD. Ou seja, ao contribuir para isso, o PSD estará a criar a si próprio um problema para daqui a 4 anos.

A melhor solução para o PSD poderá mesmo ser apoiar a lista do PS ou então abster-se. Ou não?

{ 12 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 Robert Smith 18 de Outubro de 2009 às 18:57

Não . É melhor eles apoiarem o Paulo Portas. Apesar de tudo o PP ainda é o Paulo Portas enquanto que o Dr. Jorge Oliveira ainda é o Dr JO.
Pois é.
Cumprimentos
RS

Responder

2 joaquim toscano 18 de Outubro de 2009 às 22:03

Caro Pee
Como te disse em ponto atrás…Ele é um grande malabarista, não é só Sacadura Cabral, também é…Portas (gates)!!!
Estavas á espera de quê??? Claro, Paul Gates á Presidência da AMArouca, porque o resto é …”música celestial” como dizia o MRS que não A (graça a deu n`e?).

Responder

3 Observador 19 de Outubro de 2009 às 15:39

A forma como pensas pelo PSD e tentas condicionar a suas escolhas é de dar gargalhadas…

Responder

4 Pedro Sousa 19 de Outubro de 2009 às 17:13

Caro RS,

Não concordo que o melhor para o PSD seja apoiar o Paulo Portas, porque os únicos que vão conseguir capitalizar esse facto, será o próprio PP. O que ganharia o PSD com isso? Paulo Portas a presidente com 2 secretários PSD, por exemplo? Isso seria positivo para o PSD? Julgo que não.

Responder

5 Pedro Sousa 19 de Outubro de 2009 às 17:16

Caro Observador,

Eu não penso por ninguém, apenas emito uma opinião para quem quiser ler. Aqui, como no resto do país, não há asfixia democrática.
Além disso, achar que de alguma forma o PSD se deixaria condicionar pela minha opinião, é dar-me um valor que na realidade não tenho.
Acho, no entanto, que claramente o PSD ficará refém se apoiar Paulo Portas. O PP sairá ainda mair reforçado.
Mas se quiser explicar porque discorda, até pode ser um debate interessante.

Responder

6 Antonio Carlos Monteiro 20 de Outubro de 2009 às 12:41

Concordo com o Pedro Sousa.
O PSD ao apoiar Portas ficará refém e perderá visibilidade.
Mas arouquense por arouquense mais vale o Jorge Oliveira que o Portas.
Nenhum o é verdadeiramente, mas pelo menos um á cá vive há alguns anitos.

Responder

7 F Santos 20 de Outubro de 2009 às 14:07

Caros
1º-Quem disse que Paulo Portas quer ser Presidente da Assembleia? (ponto prévio indispensável)
2º- o óbvio é o PSD aliar-se à direita, e não dar de bandeja a Assembleia ao PS (já chegou a Câmara). Mas, dadas as circunstâncias, tem de se reduzir à sua actual insignificância política no concelho.
3º- o PSD vê-se, na Assembleia, como 3ª (!!!!) força política. Por culpa própria, agora tem de se sujeitar ao que as forças mais votadas pretenderem fazer, independentemente de quem for o Presidente.
3º- Pedro, o PSD não se vai deixar influenciar pela a tua opinião, certo. Mas que andas a fazer o choradinho, disso não tenho dúvidas.

Já agora: o Dr Miller ainda não se demitiu de presidente do PSD/Arouca?

Responder

8 luis silva 21 de Outubro de 2009 às 15:39

Caros amigos,

peço desculpa mas penso, ou melhor, tenho a certeza, de que estão a incorrer num erro de análise grosseiro.
Independentemente do “mérito” das análises feitas estão a esquecer-se de um pequeno/grande pormenor que é o seguinte:
A Mesa da Assembleia Municipal é eleita na primeira reunião onde já estão, por inerência, todos os presidentes de Junta de Freguesia eleitos, que fazem ou desfazem qualquer intenção “coligatória” de quem quer que seja. Além de que, e este é o aspecto mais relevante, se o presidente da Câmara eleito QUISER o Dr. Jorge Oliveira é eleito num piscar de olhos.
Como todos sabem, até porque é uma realidade nacional, os Presidentes da Junta estão funcional e financeiramente dependentes da Câmara Municipal respectiva o que os coloca numa posição de dependência em relação a esta.
Assim sendo, basta ao presidente da Câmara negociar com dois ou três Presidentes de Junta de Freguesia ( de preferência de pequenas freguesias para que o “negócio” não seja muito oneroso) para que a eleição esteja no papo.
Por último devo referir que penso que o fenómeno Portas acabou no dia das eleições. Não antevejo, nem nunca antevi, vontade alguma em que ele tivesse intenção de vir a ser Pres. da A.M. de Arouca ou deputado assíduo e interveniente. Penso ainda que o P.S.D. não deve alinhar na colagem ao Paulo Portas, por várias razões, mas fundamentalmente porque o balão da mesma forma que encheu vai vazar daqui por quatro anos e não vejo qualquer utilidade em o P.S.D. estar a obstruir a saída do ar.
Por tudo isto, caros amigos, o Dr. Jorge Oliveira, assim o deseje o Pres. da Câmara, será o próximo Presidente da Assembleia Municipal de Arouca e espero que o Pedro (autor deste blog) venha a assumir e desempenhar com garra o cargo de líder da bancada.

Responder

9 Pedro Sousa 22 de Outubro de 2009 às 8:50

Caro F Santos,

Paulo Portas disse (poderás encontrar isso em videos no Arouca.biz, por exemplo) que se candidatava a Presidente da Assembleia Municipal.

E não ando a fazer choradinho… é uma opinião. Bolas, desde quando uma opinião teve de ser tão justificada? Já chegamos à Madeira? LOL

Responder

10 Pedro Sousa 22 de Outubro de 2009 às 8:56

Caro Luis F. Silva,

Acredito que tal visão, que é melhor sustentada que qualquer uma das outras (minha incluída), lhe advenha da experiência na AM.

Acredito, no entanto, que tal não será assim tão linear porque de um dos lados estará uma figura nacional, que muitos gostariam de ver como líder da Assembleia Municipal. Ou seja, a votação não dependerá só dos equilibrios locais pois as opiniões pessoais serão relevantes.

Além disso, sendo o voto secreto, não é fácil (ainda que se quisesse, o que não é o caso, julgo) fazer esse tipo de contabilidade.

Quanto à referência a mim, agradeço o incentivo mas não tenho o título de líder de bancada. No entanto, vamos procurar que a garra exista sempre.

Aproveito para lamentar que pessoas de grande valia tenham abandonado ou levadas a abandonar a Assembleia Municipal. A renovação é sempre útil, mas deve sempre ser q.b.

Responder

11 luis silva 22 de Outubro de 2009 às 12:51

Caro Pedro,

na verdade o aspecto de o Paulo Portas ser um líder de reconhecida notoriedade nacional não é despiciendo e “poderia” baralhar um pouco as coisas. Digo “poderia” porque tenho informação, que considero fidedigna, que ele não será candidato à presidência da A.M.. A Haver candidatura será o Dr. Adriano Brandão a encabeçar essa candidatura.
No entanto, mesmo que assim não fosse, continuo convencido que a influência do presidente da Câmara sobre os presidentes de Junta de Freguesia será(ia) decisiva em qualquer votação.
Bom trabalho.

Responder

12 luis silva 22 de Outubro de 2009 às 12:59

Caro Pedro,

para completar o raciocínio anterior, porque não sei se ficou claro no dito anteriormente, devo acrescentar que resta saber se ao Presidente da Câmara lhe interessa ou não ter o Paulo Portas a Pres. da A. M. e ainda, pelo conhecimento que tem dos dossiers, se lhe interessa ou não ter o Dr. Jorge Oliveira na Bancada em vez de o ter a Presidente que, conforme é sabido, tem um papel quase irrelevante no debate.
Fica a duvida.

Saudações democráticas

Responder

Anterior:

Seguinte: