Filme francês vence festival internacional de Arouca

por Pedro Sousa em 24 de Novembro de 2008

em Arouca,País

 

Arouca, 23 Nov (Lusa) -O filme “Tsunami”, de Nicolas Millet, de França, conquistou a lousa de ouro do Festival Internacional de Cinema de Arouca — o “Aroucafilmfestival”, que terminou hoje.

A lousa de prata foi para “Querido Carlos Alberto”, realizado por Aurora Ribeiro (Portugal).

“5 Segundos”, de Jean François Rouzé (Espanha), venceu o prémio destinado ao melhor filme de ficção. O melhor filme de animação foi para Dog Days, de Geoffroy de Crecy (França).

“A Boneca de Berni”, de Yann (França), conquistou o prémio internacional, enquanto o nacional foi para “Insónia”, de Hernâni Duarte (Portugal).

No documentário, o júri atribuiu o galardão a “La Classe”, de Beatriz Sanchez (Espanha), que recebeu também o prémio montagem.

O mais votado em experimental foi “Mar Luz”, de Luís Costa (Portugal), enquanto a melhor realização premiada foi “El Palácio de la Luna”, de Ione Ernandez (Espanha).

Noutras categorias, “Tsunami”, de Nicolas Millet (França) arrebatou o prémio de Melhor Fotografia, “Test”, de Natália Mateo e Marta Aledo (Espanha), de Melhor Argumento.

A melhor representação foi para Rosa Areal, em “Querido Carlos Alberto”, e a única menção honrosa atribuída distinguiu “Palai”, de Joana Vieira da Costa.

Durante os três dias de duração, o “Aroucafilmfestival” exibiu 35 curtas-metragens.

EYD.

Agência Lusa

{ 1 comentário… lê abaixo ou adiciona }

1 F Santos 24 de Novembro de 2008 às 4:07

Parabéns ao João Rita que, diga-se o que se disser, é um grande entusiasta de Arouca e promove-a com um certame que começa a dar que falar.

Responder

Anterior:

Seguinte: