Arouca vai “fervilhar” de Cultura

por Pedro Sousa em 25 de Maio de 2009

em Arouca

Semana Cultural decorrerá de 29 do corrente a 7 de Junho; programa “ocupará” os equipamentos e locais mais emblemáticos da vila e apostará na diversidade

A edição deste ano da “Semana Cultural de Arouca” arrancará na próxima sexta-feira. Música, teatro, cinema, exposições, seminários, animação, ateliês e muitos livros, na tradicional Feira do Livro, compõem um “menu” particularmente bem recheado.
Levada a efeito pela Câmara Municipal de Arouca, a iniciativa vai decorrer até ao dia 7 de Junho.
“Arouca é, e cada vez mais, terra de cultura – todo este território, toda esta cultura, todo este património imenso, cultural, natural, edificado, geológico e até mesmo etnográfico são parte do Geoparque Arouca, que é, desde Abril último, reconhecido como território UNESCO”, sublinhou Artur Neves, o presidente do Executivo municipal.
O autarca vincou que “esse reconhecimento internacional e os eventos culturais que o Município tem vindo a realizar são a prova de que Arouca está no rumo certo”. Neves prevê “um fervilhar cultural” intenso nos dias da “Semana Cultural’2009”.
E, na sexta, a abertura do evento – marcada para as 21 horas – irá coincidir com a inauguração da XIV Feira do Livro, que será realizada nos claustros do Mosteiro de Arouca. O acto público contará com a actuação da Classe de Saxofones da Academia de Música de Arouca.
No mesmo espaço, serão, também, abertas as seguintes mostras: Fotografia “Arouca 360º”; Fotografia Marco Geodésico “S. Pedro Velho”; Trabalhos Escolares a Concurso “A Água e a Energia”; Trabalhos Escolares / ideias com mérito “Geoteca e Interteca: Arouca como recurso”; Trabalhos Escolares “Trilobite Parade”.
Em paralelo, na Biblioteca Municipal (BM), estará patente uma Exposição de Pintura pelos Artistas do Ateliê de Artes Plásticas de Arouca. Enquanto o Parque Municipal apresentará uma mostra de Escultura de Xico Lucena. A encerrar o dia Inaugural da Semana, pelas 22.30 horas, o Terreiro de Santa Mafalda será palco para teatro ao ar-livre, com a peça “As Justiceiras”, do Teatro ao Largo.

Miríade cultural
O seminário “O Planalto da Freita – histórias da terra e do homem” está marcado para o próximo sábado, entre as 9.45 e as 18 horas, na BM, sob a organização do Centro de Arqueologia de Arouca e da Associação Geoparque Arouca (AGA).
E, a partir das 21:00, o auditório da Casa da Cultura irá acolher o concerto “Encontro com a Música”, pelos professores da Academia de Música. Pelas 22.30 horas, na Praça Brandão de Vasconcelos, realizar-se-á o concerto de música “Glamour & Nostalgia”, de Lucky Duckies.
Refira-se que das 15 às 21 horas, a pequenada terá podido divertir-se à grande no Terreiro de Santa Mafalda, com animação infantil e insufláveis. No dia final de Maio – domingo – “O Património e a Ciência de mãos dadas no Geoparque Arouca” estarão no Terreiro entre as 9.30 e as 16.30 horas, estando disponível para o público uma visita guiada a esta mostra, pendente da necessária inscrição na AGA.
Realce, ainda, para a mostra de dança “Sabor Latino”, da responsabilidade Escola de Danças Latino-Americanas, que acontecerá, a partir das 17 horas, também no Terreiro de Santa Mafalda.
Até ao dia 7 de Junho muitos mais eventos, espectáculos e actividades se sucederão – deles daremos notícia oportunamente -, sendo, porém, de apontar, como um dos pontos altos do programa da Semana Cultural’2009, a actuação dos “Deolinda”, marcada para o dia 5 desse mês, no Terreiro

Anterior:

Seguinte: