SÓ PARA ESTAR CONTRA A CORRENTE

por Pedro Sousa em 30 de Dezembro de 2008

em Estado de Espírito,País

Infelizmente vão-se multiplicando as notícias de fechos e despedimentos… mas CARAMBA, também existem empresas a contratar. Porque raio é que a imprensa anda sempre a comunicar os despedimentos e esquece-se de valorizar as contratações?

Temos de arranjar maneira de termos algumas notícias positivas!!

O meu contributo notícioso é: a empresa onde eu trabalho, de Novembro até hoje contratou 23 pessoas!!!

{ 8 comentários… lê abaixo ouadiciona }

1 f 31 de Dezembro de 2008 às 8:54

A julgar pelo tempo que dedicas a este blog, eu diria que um desses 23 te vai substituir em breve.

Talvez o teu discurso mude nessa altura, ou não.

Responder

2 Pedro Sousa 31 de Dezembro de 2008 às 9:47

Caro,

O que define se a pessoa fica ou não numa empresa são os resultados, não é o tempo. Isso é, ou era, à lá Função Pública.

Orientação para resultados!! Esse é o segredo.

Responder

3 F Santos 2 de Janeiro de 2009 às 4:29

“Porque raio é que a imprensa anda sempre a comunicar os despedimentos e esquece-se de valorizar as contratações?”

Quantos a contrato sem termo?
Daqui a 6 meses ou um ano vamos ver quantos aí estão! Saem 23, entram mais 23…

Responder

4 Pedro Sousa 2 de Janeiro de 2009 às 6:27

A contrato sem termo, para já, nenhum, era o que faltava!!

Eu nunca entrei em lado nenhum a contrato sem termo e isso para mim é irrelevante. As empresas têm de ter tempo de saber se contrataram as pessoas certas, obviamente.

Dos 23, espero que daqui a uns meses ou ano, saiam os incompetentes ou inadaptados e que sejam substituidos por novos. Sim, porque é impossível ter 100% de acerto.

Agora essa postura destrutiva fica bem… até a contratação deve ser criticada se não for emprego para a vida.

Francamente!!!

Eu prefiro o elogio a todas as empresas que nesta fase investem e contratam… são elas que podem dar a volta à crise. Seja com contratos de 6 meses, 1 anos ou a termo.

Adaptando uma frase famosa “E o fanático sou eu?

Responder

5 F Santos 2 de Janeiro de 2009 às 6:50

Não percebeste o que quis dizer, ou expressei-me mal.

O que digo, por experiência própria, é que a rotatividade de colaboradores é de tal ordem hoje em dia que contrate-se 100 ou 10, são poucas as que permitem fazer carreira. Porque mais vale 2 a ganhar 500€ cada do que um com 5 anos de casa a ganhar 1000€. Ainda para mais em vendas. Tu também estás a fazer-te de desentendido mas sabes que é assim. Se é bem ou mal, isso é outra história.

Responder

6 Pedro Sousa 2 de Janeiro de 2009 às 10:51

Fernando,

Isso depende das empresas… não concordo nada contigo.
Nada permite tirar a concusão linear de que mais vale 2 a 500€ do que 1 a 1000€, até porque, e nas vendas ainda por cima, um representa apenas 1 carro, 1 telemóvel, 1 seguro, etc. Dois é o dobro. Acho que isso tem a ver com a política de cada empresa e de cada sector.
Obviamente, ter 2 a ganhar 500€ ou só 1 a ganhar 1000€, tem a vantagem de permitir promover a competitividade e reduz o risco da empresa em ter as vendas concentradas em poucas pessoas, que podem ir embora e levar a carteira de clientes.
Tudo depende…

Agora não alinho no diapasão de

Responder

7 Pedro Sousa 2 de Janeiro de 2009 às 10:52

Fernando,

Isso depende das empresas… não concordo nada contigo.
Nada permite tirar a concusão linear de que mais vale 2 a 500€ do que 1 a 1000€, até porque, e nas vendas ainda por cima, um representa apenas 1 carro, 1 telemóvel, 1 seguro, etc. Dois é o dobro. Acho que isso tem a ver com a política de cada empresa e de cada sector.
Obviamente, ter 2 a ganhar 500€ ou só 1 a ganhar 1000€, tem a vantagem de permitir promover a competitividade e reduz o risco da empresa em ter as vendas concentradas em poucas pessoas, que podem ir embora e levar a carteira de clientes.
Tudo depende…

Agora não alinho no diapasão de que todas as empresas são más, contra os trabalhadores, blá, blá, blá… isso é discurso de extrema-esquerda. Cada vez mais, as empresas respeitam os seus recursos humanos. A diferença é que hoje são mais exigentes com eles (eventualmente, exigentes de mais).

A minha equipa tem 32 pessoas e bem mais de metade é efectiva. Agora não garanto que vão ser todos… serão aqueles que, na minha avaliação, são úteis à empresa.

Responder

8 F Santos 2 de Janeiro de 2009 às 11:06

Agora não alinho no diapasão de que todas as empresas são más, contra os trabalhadores, blá, blá, blá

Eu também não… nem disse isso sequer.

Responder

Anterior:

Seguinte: